Litúrgica

Pastoral Litúrgica

A formação litúrgica se destaca como elemento fundamental para a existência da Igreja, como afirma o concílio Vaticano 2º na Sacrosanctum Concilium nº 10 “a Liturgia é o cume para o qual tende a ação da Igreja e, ao mesmo tempo, é a fonte donde emana a sua força”.

A nossa paróquia sempre levou a sério esta verdade e sempre se organizou para melhor vive-la. A vinda do Pe. Adenízio à nossa comunidade deu novo impulso a este trabalho.

Muitos foram os cursos de formação realizados por ele e, sempre contando com uma grande participação da comunidade nesta atividade tão importante, de modo que, conhecendo melhor, pudéssemos celebrar a nossa fé e crescer na consciência de nosso papel evangelizador no mundo.

Nossos encontros acontecem todas as quintas feiras às 20h, onde além de prepararmos as missas e outras festividades, realizamos uma formação permanente, estudos dos rituais e demais livros litúrgicos e documentos da Igreja sobre o assunto.

Desta forma, tomamos conhecimento de que a Liturgia é ação (celebração) sagrada da Igreja, pela qual os fiéis glorificam a Deus e são glorificados por Ele, em Cristo. É feita com Palavras e sinais sensíveis.

A celebração litúrgica é entendida como um mistério, pois nela e por ela, participamos da vida de Cristo.

Celebrar a liturgia é fazer memória do mistério pascal da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, e isto, é trazer para o presente, um fato acontecido no passado, no qual se experimentou e reconheceu a ação salvífica de Deus, por causa da aliança que realizou com seu povo.

Fazendo isso, hoje, estamos participando deste mesmo acontecimento e de seus efeitos salvíficos. É a manifestação amorosa do Pai com a humanidade.

Solange Cristina Baider